sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Só faltava o anúncio oficial!

Por Fernando Cordeiro.

Ontem, o Brasil inteiro acompanhou uma notícia que todos já sabiam: o Estádio do Corinthians será a casa de abertura da Copa do Mundo 2014. Alegria dos corinthianos, tristeza de quem torce contra. Normal, afinal um clube de futebol nunca terá 100% de aceitação, não é verdade? E isso pode ser visto no twitter, no facebook, nas ruas mesmo, onde as pessoas discutem sobre o estádio, sobre o Corinthians, sobre a Copa.

Mas o que mais chama a atenção é o fato de os são paulinos, que festejaram quando eles mesmos anunciavam o Morumbi como a sede de SP, ficarem falando de dinheiro público no Estádio do Corinthians. Primeiro que esses precisam estudar mais sobre leis no Brasil e também saberem a diferença entre empréstimo do BNDES + incentivos fiscais e dinheiro público. Não só os são paulinos, mas também todos os que torcem contra o Corinthians. E outra: o projeto do Morumbi na época (que mais parecia um disco voador, ou um novo modelo do George Foreman Grill), também previa empréstimos do BNDES.

Quando aos incentivos fiscais, o Corinthians apenas deixará de pagar os impostos na construção do estádio. Isso porque a região terá melhorias com a chegada da Arena e, com isso, arrecadará muito mais dinheiro depois de pronto. Se a prefeitura não desse esses incentivos, dificilmente o estádio seria construído para a abertura da Copa e, com isso, a região ficaria do jeito que sempre foi: abandonada.

Verdade seja dita: a festa antecipada por parte da direção do SPFC anunciando o Morumbi como sede de abertura da Copa do Mundo foi o maior "fail" da história do futebol. E isso se deve ao fato daquele time ser arrogante, se achar superior e desdenhar da força que o Corinthians tem como time de futebol, como um clube esportivo, como marca mundial. Talvez eles pensam que a força de um clube só é grande se tiver um campeonato sul-americano. Eles podem ter 200 Libertadores, 300 Mundiais, mas nunca chegarão perto da grandeza que é o Sport Club Corinthians Paulista!

O clube que já fez um campeonato Paulista, em 1977, ser mais falado até hoje do que um campeonato brasileiro no mesmo ano. Também fez a série B ter mais destaque do que a própria série A. Viu sua torcida crescer muito, mesmo em uma época em que não era campeão durante quase 23 anos. Garanto pra vocês: nas adversidades, outros times teriam falidos. De novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário