sábado, 26 de novembro de 2011

Brasil x Corinthians.

Por Fernando Cordeiro.

Não. Não haverá nenhum jogo entre a seleção brasileira contra o Corinthians. O título do tópico é sobre o Brasil todo ser contra o Corinthians em exatamente tudo. Mas quero falar exclusivamente sobre a notícia que saiu essa semana sobre a nomeação de Andrés Sanchez, atual presidente do Corinthians, para o cargo de diretor de seleções da CBF em 2012. O mandatário do Timão fica no parque São Jorge até dia 15 de dezembro próximo e se licencia, dando lugar para Roberto de Andrade como interino até fevereiro, quando acontecem as eleições para presidência (Mário Gobbi é o candidato da situação).

Pois bem. Esse anúncio está sendo visto por todos que torcem contra o Corinthians como uma polêmica. Foi assim também quando ele foi convidado para ser chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 2010. Com o Andrés Sanchez é polêmico. Mas quando o Parrela, do Cruzeiro, foi chefe da delegação brasileira em outras oportunidade, aí foi normal, não é? Quando ao cargo, o que tem de irregular nisso? "Ah, por isso que o Corinthians é líder e vai ganhar o campeonato, e blá blá blá...", certamente é isso que envolve os comentários dos que são contra. Agora eu pergunto: quando houve benefício ao Corinthians no Brasileirão 2011? O último campeonato brasileiro que o Corinthians ganhou, foi em 2005. Foi polêmico? Claro, foi porque era o Corinthians o campeão daquele ano. Mas só falam desse ano. Nunca mencionam quando, por exemplo, o Fluminense subiu diretamente da série B para a série A no tapetão.

Bom, depois do campeonato de 2005 (o Andrés nem era o presidente na época), o Corinthians ganhou o que? Um rebaixamento para a série B, uma perda de final da Copa do Brasil, com o juiz não marcando um pênalti no final do jogo contra o Sport em cima do jogador Acosta... Se o Andrés Sanchez fosse tão poderoso na CBF assim, o Corinthians teria ganho uns 3 campeonatos brasileiros seguidos, e até tivesse alguma ajuda para se dar bem na Libertadores (tipo tirar um mando de campo do adversário, como aconteceu em 2005 na final entre Atlético PR e São Paulo, quando o time do Paraná não pôde jogar em seu estádio, transferindo o jogo para o Beira Rio).

Eu acho que essa choradeira já encheu o saco! Tudo que o Corinthians conquista é sinônimo de falcatruas, na visão dos que são contra o Corinthians. Que culpa o Corinthians tem se é o time que mais dá audiência na TV, mais jogos tem ao vivo e merece receber mais de direitos de TV do que os outros? Que culpa o Corinthians tem se utilizou de uma lei que diz que é totalmente possível obter isenção de impostos para construção de um empreendimento na zona Lesta de São Paulo? Ah, para os outros clubes pode, né? Pro Corinthians não?

Façam o seguinte: tentem focar no trabalho dos clubes que vocês torcem. Deixem o Corinthians em paz! O Corinthians nunca precisou de outros times para aparecer, sempre dependeu das próprias forças. Agora, o resto (no sentido mais literal da palavra), sempre precisa citar o Corinthians para aparecer. Até calcular certinho a chance de fazer um centésimo gol contra o Corinthians. Claro, se ele fizesse o centésimo contra o Mirassol (com todo respeito à esse time), ou qualquer outro time por aí, que graça teria pra ele, né?


Nenhum comentário:

Postar um comentário