domingo, 15 de maio de 2011

Corinthians nos anos 50: mundial, hoje, só existe graças ao Timão!



No video acima, mostra o Corinthians numa excursão na Suécia em 1952. O Timão foi convidado para os amistosos pois tinha um dos melhores times do mundo na época. Dois anos depois, o time do povo ganhou o campeonato paulista, que foi especial por ser em comemoração ao quarto centenário da cidade de São Paulo.

Em 1953, o Corinthians foi chamado para disputar uma espécie de Mundial na Venezuela. Também foram convidados Barcelona e Roma (dois dos melhores times da época) mais uma seleção venezuelana. A imprensa do mundo todo estava atenta à esse torneio. Tanto que foi transmitido ao vivo, por rádio, em grande parte da Europa. Corinthians venceu todos os adversários (turno e returno) e se sagrou campeão invicto e de forma antecipada (foi campeão com 2 rodadas de antecedência).

Em 1954, a Alemanha conquistava a Copa do Mundo. Esse time alemão tinha metade dos jogadores do Bayern de Munich. E esse time do Bayern, em 1959, convidou o Corinthians para um amistoso. O que aconteceu? Corinthians venceu, lá na Alemanha, por 3 x 2. Confira, no video abaixo, dois gols de Luizinho Polegar nesse jogo:



Após esse jogo, o Corinthians cativou os torcedores locais. E também os dirigentes das federações. UEFA e Conmebol decidiram fazer um tipo de mundial, onde um time da América do Sul jogasse com um time da Europa. O campeão da Liga dos Campeões faria um jogo, mas contra quem? Foi aí que decidiram criar um torneio sulamericano: A Libertadores da América!

Ou seja: esse campeonato só existe por causa do Corinthians, que mostrou ao mundo que o Brasil e a América Latina poderia, facilmente, jogar contra os maiores clubes do mundo. A história tem que ser sempre lembrada, pois muitos acham que história é apenas ter Libertadores, Mundial, ou estar em boa fase na atualidade. O passado tem que ser trazido para o presente e ser mostrado para todos verem.


Continuem acessando o blog Nardão FC para mais histórias como essa. Assim, poderemos resgatar o passado glorioso do futebol brasileiro (o Corinthians tem um passado lindo, limpo e sem precisar esconder nada). Desafio os outros a contarem suas história sem esconder nada!

Nanddo Kordheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário