Por Fernando Cordeiro.
Eu estava pronto para escrever um texto crítico sobre o Corinthians por ter perdido a primeira colocação do campeonato brasileiro. Porém, vou deixar esse texto para depois, pois me veio outra ideia na cabeça agora. Neste momento estou assistindo ao programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes. E como pode haver um mau jornalismo na imprensa brasileira desse tipo? Vou explicar o que aconteceu.
Estavam noticiando um atraso do jogador Adriano, do Corinthians, no treino ontem, que foi programado para as 16h. O jogador chegou às 18h e até pediu para treinar nesse horário, mas foi impedido pois o treino já havia terminado. E até foi multado pelo atraso. Eis que o comentarista Neto, gritando como sempre, colocou a culpa nesse episódio no departamento médico do Corinthians. Nisso, o médico do clube, Joaquim Grava, entrou ao vivo por telefone e disse, em outras palavras, que o Neto estava errado e não pode ficar colocando culpa em alguém de algo que ele não sabe.
E eu concordo com o médico. Como um comentarista esportivo pode culpar alguém por algo que ele não tem conhecimento? Se o Adriano chegou atrasado ou faltou ao treino, a responsabilidade é do próprio jogador. Ninguém é responsável por um cara de aproximadamente 30 anos se não ele mesmo. Os profissionais estão lá para trabalhar para colocar o jogador em condições de jogo. Agora, se o jogador não compareceu, que culpa tem o médico, ou fisioterapeuta, ou fisiologista, etc.?
Outra coisa que o Dr. Joaquim Grava disse foi com relação ao Neymar. A imprensa ficou noticiando que o jogador já acertou com o Real Madrid. Porém, o craque santista foi fazer uns exames no consultório do Dr. Joaquim Grava acompanhado do médico do Real, mas não para ir para o clube espanhol, mas para fazer exames pedidos pela UEFA. É muita especulação na imprensa brasileira, ninguém quer checar as notícias.
E para provar como a imprensa é ruim, veja esse jornalista, Marcondes Brito, blogueiro do site da Band. Ele postou que o Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, anunciou que vai contratar o Neymar. Porém, ele mesmo postou também a frase dita pelo presidente do Corinthians, que foi essa: “Espera às 17h para você ver o que o Neymar vai falar, para ver se ele está vendido ou não”, quando foi perguntado se ele achava que o Neymar iria para o Real Madrid. Na resposta dele, onde está que o Corinthians iria contratá-lo? Quanto interpretação, hein?
Por isso que eu digo: o jornalista tem que ter responsabilidade quando for falar ou escrever sobre algo. Tem que ter a certeza, para não passar uma informação falsa, dar uma responsabilidade em cima de alguém que não tem nada a ver com o caso, prejudicando profissionais. E isso acontece apenas por causa da maldita audiência, para ter exclusividade em uma notícia. É isso que dá acabar com a obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalista.
Em tempo:
Curtiram o novo visual do blog Nardão FC? Vamos sempre modernizar o blog com um visual bacana e com mais conteúdo. Agora, as letras estão maiores para uma leitura mais facilitada. Espero que tenham gostado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário