sexta-feira, 3 de junho de 2011

Cheiro de mofo no ar...

Por Dinho Simonetti

Para os saudosistas (ou simplesmente véiarada) um jogo histórico. Santos x Peñarol. Meu nariz ja ta coçando de tanto mofo que está no ar. Mas vamos lá né...vamos comentar. Primeiro vou procurar alguns fatos históricos recentes dos dois times: flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap, flap...bom deixa pra lá né.
Vamos falar de passado mesmo:
 Faz apenas 49 anos que esses dois times protagonizaram uma final de Libertadores: O Santos contava com o 2º melhor jogador da história do futebol brasileiro (perdendo apenas para o Garrincha) enquanto o Peñarol não contava com ninguem. Mesmo assim foi necessário 3 jogos para se decidir o campeão. Depois dessa década, ambos chegaram apenas uma vez a final da Libertadores. O Santos em 2003 tomou uma piaba do Boca Juniors e o Peñarol chegou antes, em 1987 e foi campeão. Me lembro como se fosse hoje a decisão da Copa Intercontinental entre Porto x Penãrol. O time uruguaio tinha um goleiro que era a cara do Pedro de Lara, enquanto o Porto contava com o Madjer, hoje craque da areia.
O equilibrio marca esse confronto; foram 6 jogos com 3 vitórias pra cada lado e na edição atual da Libertadores, classificaram com campanhas no mínimo atípicas para finalistas. O Santos foi o 9º colocado da 1ª fase sendo responsavel por 50% dos pontos do pior time do torneio, o Deportivo Tachira da Venezuela. O Peñarol então se superou...Num grupo com LDU, Independiente e o poderosíssimo Godoy Cruz, consegui tomar 5x0 dos equatorianos e 3x0 do Independiente. O diferencial de ambas as equipes está no banco de reservas: os técnicos. Pelo lado santista Muricy Ramalho, disparado o melhor do Brasil e pelo lado uruguaio Diego Aguirre, que fez bonito com a seleção sub 20 do Uruguai em 2009 e contribuiu muito na formação da seleção 4ª colocada no último mundial. Só por coincidência, ambos jogaram no São Paulo FC.
Mas vamos ver como serão as finais, mas juro que só to pensando nesses dois times enfrentando o Barcelona. Imaginem o Pará marcando o Messi. E o Durval tentando parar o Davi Villa...aff

Nenhum comentário:

Postar um comentário